[Fechar]

Últimas notícias

Jataizinho começa a 1ª etapa do Plano Municipal de Saneamento com participação popular

Jataizinho começa a 1ª etapa do Plano Municipal de Saneamento com participação popular
A prefeitura Municipal de Jataizinho, inicia a primeira etapa do processo de produção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e realiza nos próximos dias 24, 29 e 30 abril reuniões setoriais que vão apresentar os membros que compõe o Grupo de Trabalho (GT,) o processo de feitura do plano, e o cronograma de  ações que envolvem agentes públicos, comunitários e a empresa responsável por executar os serviços técnicos para o plano.

Segundo o prefeito de Jataizinho, Élio Duque, a intensão é envolver o máximo possível de representantes comunitários e cidadãos que queiram sugerir melhorias no sistema de saneamento básico, contribuindo com o processo de produção do Plano Municipal de Saneamento Básico.  

“Vamos precisar da colaboração de cada cidadão, de cada  pessoa que quer contribuir com informações sobre sua realidade, por que nós agentes públicos, trabalhamos com dados e temos informações gerais da cidade, e dai que vem a importância das pessoas ou, na participação, acompanhando todas as fazes para estruturarmos o nosso plano”, afirmou o prefeito.

O Diretor do Departamento Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jataizinho, Rodolfo Brandão, explica que após cada reunião setorial junto a sociedade será desenvolvidas reuniões técnicas com o grupo de trabalho que representa o comitê de execução e o comitê de coordenação. O primeiro, vai trabalhar com o teor técnico do plano, analisando, mensurando e sugerindo pontos negativos e positivos do atual sistema de saneamento do município e inserindo novas informações que possam apresentar soluções de curto, médio e longo prazo na execução do plano. Já o segundo, vai auxiliar execução de todas as atividades estabelecidas pelo grupo de trabalho.

De forma mais resumida explica Brandão, tanto o comitê executivo e de coordenação são compostos por membros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), técnicos da empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, representantes de classe como Associação Comercial e Empresarial de Jataizinho, Rotary Clube e membros dos conselhos municipais.

Na avaliação do Coordenador do grupo de trabalho, Wanderley Moreno Baptista, o Plano Municipal de Saneamento vai oferecer mais segurança na hora da execução dos trabalhos de melhoria do sistema de saneamento de Jataizinho. “Isso significa planejamento, um instrumento que nos permite o alinhamento dos anceios da nossa população com que a missão e visão do Saae, que é justamente propiciar qualidade de vida irrestrito e indistintamente a todo e qualquer cidadão de nossa cidade” Comenta.

Participação popular
Como forma de ampliar o acesso a sociedade no processo de produção do Plano Municipal de Saneamento Básico, além do grupo de trabalho a Funasa e a Prefeitura municipal, irá realizar reuniões setoriais diretamente junto às localidades que em Jataizinho foram divididos em: Região central (setor A), Bairros (setor B) e zona rural (setor C), contemplando assim 12 reuniões setoriais, com suas respectivas áreas de abrangência mais uma única Conferência Municipal, envolvendo todos os setores. Os eventos comunitários serão divididos em cinco fases.

Na primeira fase serão realizadas 3 reuniões setoriais para divulgação do

PMSB, uma em cada setor (A, B e C). Na segunda também serão realizadas 1 reunião em cada setor (3 reuniões totais) para apresentação e discussão do diagnóstico técnico-participativo dos sistemas de saneamento básico de Jataizinho. Na terceira fase serão realizadas mais 3 reuniões em cada setor (A, B e C), para apresentação e discussão do Prognóstico e Planejamento Estratégico, para o alcance do cenário de referência. Na quarta fase, novamente serão realizadas reuniões em cada setor para apresentação e discussão do Plano de ação do PMSB. Por fim, será realizada uma conferência municipal para apresentação, discussão e aprovação de todas as etapas do PMSB.

As reuniões setoriais do PMSB, acontecerão nos seguintes dias, horários e locais:

24/04/2014 (Quinta-Feira)
18h30min
Local: Casa da Amizade – Rua Joaquim Francisco Lopes, 321
Área Urbana - Centro

29/04/2014 (Terça-Feira)
18h30min
Local: Igreja católica vila Frederico Lucarevisk – Ta. Santa Catarina S/N
Área Urbana - Bairros

30/04/2014 (Quarta-feira)
15h00min
Local: Seção Tigrinho –  Salão festas
Zona Rural

FONTE - WWW.JOAOARRUDA.COM.BR
UA-102978914-2