[Fechar]

Últimas notícias

Ambulâncias ganham câmeras de segurança

Equipamentos serão testados durante um mês no Siate; objetivo é acompanhar a atuação dos profissionais e a reação das vítimas

Fotos: Saulo Ohara
Duas câmeras gravam as imagens e os sons na cabine do motorista e outras duas foram colocadas na área onde a vítima recebe os primeiros cuidados
"As imagens podem ser utilizadas para verificar se está sendo cumprido o protocolo pré-hospitalar e também para sanar conflitos", afirma major Wilson
Londrina – Duas ambulâncias do Siate de Londrina já circulam com novos equipamentos. Quatro câmeras internas foram instaladas em cada um dos veículos. A inovação começou a ser testada na última sexta-feira e tornou possível acompanhar o passo a passo de cada atendimento feito pela equipe.

Duas câmeras gravam as imagens e os sons na cabine do motorista. Outras duas foram instaladas na área interna da ambulância onde a vítima recebe os primeiros cuidados logo após o acidente. O coordenador regional do Siate, major Wilson Oliveira Paulino, afirma que a expectativa é monitorar os atendimentos em tempo real, mas, pelo menos por enquanto, serão feitas apenas imagens gravadas dos procedimentos. Nenhuma ambulância do Siate no Paraná possui este tipo de equipamento.

"A gravação das imagens já garante a segurança dos socorristas e da população. As imagens podem ser utilizadas para verificar, por exemplo, se está sendo cumprido o protocolo pré-hospitalar que deve ser adotado em cada situação, também para sanar conflitos nos casos em que a família questiona os procedimentos durante a ocorrência e até para salvaguardar os próprios socorristas em tentativas de agressão", destaca.

Conforme o major, nenhuma ocorrência específica teria motivado a instalação do equipamento. "Uma empresa de Londrina ofereceu as câmeras para serem testadas durante 30 dias. Cada kit instalado tem o custo médio de R$ 1,5 mil. São quatro câmeras, um processador de áudio e vídeo e um equipamento específico para armazenar as gravações", explica. Apenas um oficial está autorizado a acessar as imagens.

O Corpo de Bombeiros de Londrina possui quatro ambulâncias em circulação e outras quatro na frota reserva. Apenas um veículo está em manutenção. Como apenas duas das quatro ambulâncias que atuam nas ruas possuem os novos equipamentos, as gravações não serão liberadas neste primeiro momento.

Para o soldado Edgar da Penha, a medida significa mais segurança para as equipes durante os atendimentos. "Colegas de trabalho já foram ameaçados na rua. A instalação dessas câmeras é muito positiva e não constrange os socorristas", acredita. Cada ambulância do Siate é utilizada em, aproximadamente, 20 ocorrências registradas durante o dia. Após o período de testes, o coordenador regional do Siate pretende solicitar a compra dos equipamentos ao governo do estado.
Viviani Costa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2