[Fechar]

Últimas notícias

DIFUSÃO DE CONTEÚDO - Rede alcança 2 milhões de usuários

Passei Direto disponibiliza mais de 300 mil arquivos e permite interação e troca de conhecimento entre estudantes

Gustavo Carneiro
"Claro que (os conteúdos) não são 100% confiáveis, mas a maioria quer ajudar. Dá para determinar o que é verossímil ou não", avalia Lucas Galhardi
Londrina – A internet e as suas infinitas possibilidades permitem encontrar amigos através das redes sociais, oportunidades de trabalho com as redes profissionais e também material de estudo para alunos. Pensando em permitir a interação e a troca de conhecimento entre estudantes é que dois universitários criaram em 2012 a primeira rede colaborativa para alunos universitários do País, a Passei Direto (www.passeidireto.com).

Hoje a rede tem mais de dois milhões de usuários, cerca de um terço da população universitária do Brasil, e disponibiliza mais de 300 mil arquivos, além de 30 mil perguntas e respostas de diversos cursos e disciplinas. Até o ano passado, a rede era fechada para 40 universidades, mas a partir de setembro de 2013 foi estendida para universitários de qualquer parte do País. Todas as consultas são gratuitas.

A empresa foi criada por Rodrigo Salvador, de 24 anos, estudante do curso de Administração de Empresas, e André Simões, de 27, formado em Engenharia da Computação, ambos da PUC-RJ. Os usuários podem trocar dicas, compartilhar materiais, mensagens e oportunidades de estágio, além de tirar dúvidas e debater assuntos de todas as disciplinas e cursos.

"O usuário coloca a universidade, o curso, cria suas disciplinas e interage. O interessante é que você não tem acesso somente ao material referente as suas disciplinas ou da sua universidade, mas de qualquer outra disciplina e faculdade, já que as grades curriculares são parecidas. A rede é uma grande sala de aula virtual em que os alunos compartilham material de estudo, interagem e ajudam um ao outro a estudar", destaca Salvador. O acervo da rede pode ser acessado também via mobile e a próxima etapa é disponibilizar vídeos.

A rede é 100% colaborativa, ou seja, os próprios usuários fornecem o material que movimenta o grupo. "A comunidade avalia e denuncia se há algum material irregular, impróprio, de baixa qualidade ou que desrespeita algum direito autoral. Nesses casos, eles são tirados imediatamente do ar. Tomamos muito cuidado com isso e levamos essa questão bem a sério", garante Salvador.

O fato da rede ter sido criada por dois estudantes explica o sucesso rápido alcançado pelo Passei Direto. "Este conhecimento torna o produto mais eficaz, com o que realmente os alunos desejam. O mundo mudou e a forma de estudar também. O aluno universitário fica o dia inteiro na internet, não tinha um lugar na rede para estudar e interagir com outros alunos, hoje ele tem isso", frisa Salvador.

folha de londrina
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local
UA-102978914-2