[Fechar]

Últimas notícias

Londrina pega time do Amapá nas oitavas da Série D

Auber Silva - Redação Bonde
QR:
Flip

Terceiro entre primeiros colocados da 1ª fase da Série D, o Londrina Esporte Clube vai enfrentar o Santos de Macapá, capital do Amapá, nas oitavas de final. O cruzamento foi definido neste domingo (21), após o encerramento de todos os jogos da fase de grupos. 

Com a vitória da Tombense (MG) por 3 a 0 sobre Luziânia (DF), o time mineiro roubou a segunda colocação do Tubarão por ter dois gols a mais de saldo e vai enfrentar o Metropolitano (SC), sétimo entre os segundos colocados. Adversários do Tubarão no grupo A8, os catarinenses venceram o Boavista por 6 a 0, no Rio de Janeiro, e garantiram a sua classificação. No interior de São Paulo, o Penapolense fez 4 a 0 no Pelotas, mas ficou de fora no saldo de gols. O LEC folgou nesta última rodada.

Com 75% de aproveitamento na 1ª fase, Confiança (SE), Tombense (MG) e Londrina decidiram na média de gols marcados as colocações entre os melhores primeiros. Os sergipanos anotaram 16 gols em 8 jogos (média de dois por partida), enquanto os mineiros marcaram 15 na mesma quantidade de partidas (média de 1,875). Com 11 gols em oito confrontos, o Tuba terminou com média de 1,375 por partida. 

Marcos Zanutto/Equipe Folha
Marcos Zanutto/Equipe Folha


O jogo de ida entre Londrina e Santos (AP) será no estádio Zerão, no próximo domingo (28). A volta será no outro sábado (4), no Estádio do Café, devido às eleições do dia 5 de outubro. As datas e horários serão homologadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos próximos dias.

Uma curiosidade: como Macapá é cortada pela linha do Equador, a risca de meio de campo do estádio acompanha a divisão imaginária entre os dois hemisférios. Em um dos tempos, o Londrina atacará em direção ao Norte e, em outro, ao Sul.

O LEC precisa vencer este confronto e chegar às semifinais para subir à Série C. O cruzamento das quartas de final será definido a partir do desempenho nas fases anteriores, com o melhor pegando o pior e assim por diante.

Desempenho

Na 1ª fase, o Santos (AP) disputou dez jogos por estar no grupo A1, que contava com seis clubes por determinação judicial - a Série C de 2013 teve 21 clubes, sendo necessário o rebaixamento de cinco equipes para que o campeonato voltasse ao número normal, 20.

O clube de Macapá teve cinco vitórias, um empate e quatro derrotas, conquistando 16 pontos - aproveitamento de 53%. O Santos marcou 16 gols e sofreu 12.

O Londrina se classificou de forma invicta. Dos seus oito jogos, venceu cinco e empatou três, somando 18 pontos - aproveitamento de 75%. Anotou 11 gols e viu sua defesa ser vazada em quatro ocasiões.

Oitavas

Confira os demais cruzamentos da próxima fase da Série D:

Confiança (SE) x Central (PE)
Tombense (MG) x Metropolitano (SC)
Londrina x Santos (AP)
Moto Club (MA) x Ituano (SP)
Rio Branco (AC) x Anapolina (GO)
Brasiliense (DF) x Remo (PA)
Brasil (RS) x Operário (MT)
Jacuipense (BA) x Globo (RN)

Viagem

O Londrina precisará viajar cerca de 2,6 mil quilômetros para encarar o Santos (AP) em Macapá. A CBF banca as passagens aéreas e hospedagem para 25 integrantes da delegação.

A última vez que o Tubarão encarou um time do Norte do Brasil em uma partida oficial foi em 2004, pela Série B. Na ocasião, o LEC venceu o São Raimundo de Manaus, capital do Amazonas, por 3x2. A distância entre as cidades é de aproximadamente 2,4 mil km.

Em dezembro de 2013, o Tubarão disputou um amistoso contra o Remo em Belém, capital do Pará. A partida não saiu do 0 a 0.
UA-102978914-2