[Fechar]

Últimas notícias

MP-PR aponta irregularidades em contrato de coleta de lixo em Londrina

Segundo o MP, houve dispensa ilegal do processo licitatório na contratação.
São requeridos na ação seis pessoas, além da empresa privada contratada.

Rodrigo SavianiDo G1 PR, em Londrina
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação civil pública apontando ilegalidades na contratação de uma empresa privada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, no norte do estado. Segundo a promotoria, houve dispensa ilegal do processo licitatório na formalização do contrato, assinado em 2011. Além disso, de acordo com o MP-PR, o contrato de R$ 7,7 milhões, para a prestação de serviços de limpeza pública e coleta de lixo urbano, foi superfaturado, causando prejuízo de mais de R$ 2 milhões. A ação foi ajuizada na quarta-feira (24) e divulgada nesta segunda-feira (29).
São requeridos na ação o ex-presidente da CMTU, André Nadai, a empresa contratada e outras cinco pessoas, incluindo diretores da companhia e o dono da empresa. O Ministério Público aponta que a mesma empresa foi beneficiada com sucessivas contratações indiretas pelo poder público, inclusive sendo habilitada e contratada mediante a apresentação de documentos inaptos.

Ao
 G1, o ex-presidente da CMTU, André Nadai, informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre a ação. Nadai negou qualquer tipo de irregularidade na contratação, e disse que não foi chamado pelo MP-PR para esclarecer os fatos durante os depoimentos.
Na ação, a promotoria pede à Justiça a condenação dos requeridos na Lei de Improbidade Administrativa, o ressarcimento dos danos causados à CMTU, no valor atualizado do contrato, e indenização por danos morais. Além disso, o MP-PR pediu a indisponibilidade de bens dos requeridos, o que foi negado pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina nesta segunda-feira.
UA-102978914-2