[Fechar]

Últimas notícias

Norte Pioneiro busca autossuficiência na fruticultura

Emater incentiva a produção em pequenas propriedades; laranja, banana, goiaba e morango são destaques

Ibaiti - O setor de fruticultura vem se desenvolvendo de forma significativa nas últimas décadas no Norte Pioneiro. Se houve uma época em que quase todas as frutas consumidas na região vinham de outros lugares do País, como a laranja do interior de São Paulo e a banana do litoral paranaense, hoje a região caminha para a autossuficiência e até já abastece outras localidades com o excedente de algumas frutas.

A análise é do engenheiro agrônomo Élcio Félix Rampazo, do escritório regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Londrina e responsável pelo setor de fruticultura do órgão no Paraná. Segundo ele, entre as principais frutas cultivadas estão a laranja e a banana, na região de Cornélio Procópio, e o morango e a goiaba, na região de Santo Antônio da Platina, com municípios que se tornaram polo na produção de cada fruta.

Uma característica da região é a produção de frutas em pequenas propriedades, a maioria com até 24 hectares, e também como diversificação de culturas, o que contribui para aumentar a renda dos produtores. Para Rampazo, o sucesso da fruticultura na região pode ser atribuído ao mercado consumidor do Norte do Paraná, estimado em dois milhões de pessoas.

Um dos motivos para o desenvolvimento da fruticultura na região é a adoção de tecnologias que permitem a produção de alguns alimentos durante a maior parte do ano, como a laranja, por exemplo. "O desenvolvimento de novas cultivares permite a produção desta fruta durante quase todo o ano. Assim, com um bom planejamento e uma boa assistência técnica, o produtor pode aumentar seus ganhos na propriedade", afirma.

Mas apesar dos avanços, a área com o cultivo de frutas ainda é relativamente pequena na região. Segundo dados do Emater, o total da área ocupada com fruticultura no Paraná é de 71 mil hectares, sendo 10% no Norte Pioneiro.

O Emater divide o Estado em quatro macrorregiões para mapear a produção de frutas. As regiões Sul e Noroeste respondem, cada uma, por 33% da área total e a região Norte fica em terceiro com 24%. Esta macrorregião tem cinco escritórios regionais do instituto, sendo dois no Norte Pioneiro, um em Cornélio Procópio e outro em Santo Antônio da Platina.

O engenheiro agrônomo diz que o Norte Pioneiro tem um grande potencial para aumentar a produção, especialmente de laranja e banana irrigada, aproveitando os recursos hídricos abundantes na região. Mas para que esta expansão aconteça de forma segura, Rampazo destaca que há necessidade de educar o produtor para tornar a atividade mais profissional e também um acompanhamento pela assistência técnica para evitar a proliferação de doenças nas duas culturas.

O Emater reconhece que a comercialização ainda é um dos principais problemas da fruticultura na Paraná. Por isso, o órgão incentiva a regionalização do cultivo de frutas no Estado, para evitar o passeio dos produtos de um lugar para outro para vender o produto.


Eli Araujo
Reportagem local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2