[Fechar]

Últimas notícias

URAÍ - Suco de laranja abastece outros países


César Augusto/03-07-2013
Toda a produção da indústria de sucos da cooperativa Integrada, em Uraí, é exportada
Uraí – A maior parte da laranja produzida no Norte Pioneiro, cerca de 70%, é consumida hoje na forma de suco em vários países da Ásia e Europa. O suco é industrializado em uma unidade da Cooperativa Integrada que está em atividade há um ano em Uraí.

Este ano, a indústria vai processar 1,3 milhão de caixas de laranja, o que corresponde a 4,3 mil toneladas de suco. Cada caixa de laranja para produção de suco pesa 40,8 quilos. A produção é totalmente exportada.

A Integrada investiu R$ 15 milhões na unidade de Uraí. A cooperativa tem 80 cooperados que produzem laranja no Norte Pioneiro, sendo seis grandes e os demais pequenos produtores, que usam a fruta para diversificação da cultura. A colheita de laranja para produção de sucos se concentra entre os meses de junho e fevereiro.

O Norte Pioneiro também produz laranja de mesa, que é vendida in natura aos consumidores e, por isso, passa por um controle de qualidade diferenciado, em que são levados em conta o tamanho e a aparência da fruta.

A Cooperativa Nova Citrus, de Nova América da Colina, recebe e comercializa 320 mil caixas de laranja de mesa por ano. Cada caixa, neste caso, pesa 23 quilos.

A Nova Citrus tem 69 associados em sete municípios, que produzem laranja em pomares que variam entre 2 e 10 hectares. Os citricultores adotam tecnologias que permitem a produção de laranja o ano todo. As principais variedades são a pera, valência e folha murcha.

O engenheiro agrônomo Ciro Marcolini, do Instituto Emater, estima que cerca de 60% da produção da Nova Citrus abastecem os principais mercados da região, incluindo Londrina, e que os outros 40% seguem para outros mercados, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba. (E.A.)

FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2