[Fechar]

Últimas notícias

Celebrações comemoram os 100 anos de Schoenstatt

Movimento apostólico em Londrina teve programação no Moringão e caminhada até o Santuário no colégio Mãe de Deus

Saulo Ohara
Edna Candoti relata que a Mãe Peregrina a protegeu em um assalto: "A bala ficou alojada a poucos centímetros da medula. Caí em frente ao quadro de Schoenstatt e o milagre aconteceu"
Londrina – Celebrações durante todo o sábado comemoraram em Londrina os 100 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que foi fundado em 18 de outubro de 1914 na Alemanha pelo Pe. José Kentenich. Hoje o movimento possui 200 santuários marianos em diversos países, sendo 20 deles no Brasil. Em Londrina, o Santuário da Esmagadora da Serpente fica nos jardins do Colégio Mãe de Deus, no centro.

A festa em Londrina teve como palco o ginásio Moringão, que recebeu programação musical, vivências dos grupos que formam o movimento e a transmissão da comemoração em Schoenstatt, na Alemanha. A comemoração foi encerrada com uma missa celebrada pelo arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, e pelo arcebispo emérito, Dom Albano Cavalin, e uma caminhada até a capela. Os pioneiros de Schoenstatt na cidade também foram homenageados. As primeiras irmãs marianas chegaram à cidade em 1936.

Para o padre Ivan Simicic, coordenador de Schoenstatt no Paraná, a data é importante para relembrar a história e renovar o movimento para as demandas da atualidade. "O nosso desafio é ajudar a Igreja a manter a fé viva nas pessoas, a descobrirem o Deus novamente, a renovar a sociedade, a família e a política para que a vida seja plena", apontou o religioso.

Segundo ele, o Movimento de Schoenstatt se caracteriza por abrigar todas as camadas da sociedade: jovens, idosos, mulheres, famílias, religiosos. "Há 100 anos o Pe. Kentenich já tinha essa mentalidade de abrir a igreja para todos e esse é o discurso atual do papa Francisco", ressaltou Margarida Machado, 86 anos, e há mais de 40 no Movimento.

Caravanas de várias cidades da região prestigiaram a festa, que emocionou muitos fiéis. A comerciante Edna Candoti, 51 anos, participa do Movimento há 15 e fez questão de agradecer a Mãe Peregrina. Há dois anos ela foi baleada em um assalto ao seu estabelecimento comercial, e não morreu. "A bala ficou alojada a poucos centímetros da medula. Caí em frente ao quadro de Schoenstatt e o milagre aconteceu naquele momento. Renasci sem nenhuma sequela", contou, emocionada, a moradora do Conjunto São Lourenço (zona sul).
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2