[Fechar]

Últimas notícias

ESPORTE - Profusão de medalhas

Equipe londrinense de Shuai Jiao teve atuação acima da média no Campeonato Brasileiro, em São Paulo

Lis Sayuri
Equipe de Londrina superou expectativas na disputa do Brasileiro
A equipe Shuai Jiao, um dos braços do kung fu, da Associação Punhos Unidos, de Londrina, fez bonito no Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado no final de semana, em São Paulo. Dos nove atletas que viajaram para a capital paulista, seis foram campeões em suas categorias e um ficou com a prata.

Gilmar Batista dos Santos, na categoria até 85 kg, Alexandre Yamaue, até 97 kg, Alex Fernando Comennda, na Absoluto, Igor Salerno Filgueiras, até 72 kg, Vítor Ferreira, até 92 kg, e Alessandra Soares, até 55 kg, faturaram o ouro em suas respectivas categorias, enquanto Júlio César Muchiutti foi prata na categoria até 93 kg.

A mestre Renata Balestrini acreditava em uma boa participação de seus comandados, mas ficou surpresa com tantas medalhas de ouro. "A gente confiava na qualidade do trabalho feito aqui, dos treinamento, e esperava bons resultados. Mas tantas vitórias foram surpresas, porque a maioria treina há apenas um ano".

Vencedor no Absoluto, Comennda ressaltou não apenas a conquista da medalha, mas também a oportunidade de medir o nível de sua luta. "Foi uma experiência boa ter o contato com outros praticantes de outras escolas. Dá mais motivação para treinar ainda mais e buscar outros aspectos", avaliou.

Já Gilmar dos Santos celebrou ainda mais a vitória. Ele bateu um dos principais lutadores paulistas e favorito ao título, o que lhe deve credenciar para a disputa do Mundial da modalidade na China, em 2015. "Pela forma que estávamos treinando, não me surpreendi. Estava muito bem preparado", disse.

Os resultados da equipe poderiam ter sido ainda melhores se todos os lutadores tivessem ido à competição. Alguns dos destaques não foram por falta de dinheiro para custear as despesas de viagem. A equipe não tem patrocinador.

"Temos muitos convites para competições fora, mas como a modalidade não é muito conhecida, a gente não consegue patrocínio", lamentou a mestre Renata Balestrini, que está garantida no Mundial no ano que vem.
Thiago Mossini
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2