[Fechar]

Últimas notícias

Exposição retrata mulheres na luta contra o câncer

Parceria entre o Fotoclube de Arapongas e o grupo Amigas do Peito quer conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos

Sandra Gasparotti, presidente da Focar: "A exposição resgata a autoestima de quem recebe o diagnóstico"
Fotos: Celso Pacheco
Cláudia Marques: "Não vejo o câncer como um sinal de morte; é apenas uma etapa da vida"
Arapongas – O terço e a espada simbolizam a fé e a luta da odontopediatra Cláudia Marques contra o câncer de mama. O diagnóstico precoce em janeiro do ano passado freou o ritmo de vida de Cláudia que, aos 37 anos, se dividia entre o consultório, a loja de roupas infantis, o marido e os três filhos de 11, 9 e 6 anos. "Eu não tinha histórico de doença na família, não tinha fator de risco, não era obesa e sempre fiz os exames preventivos. Eu achava que estava imune", contou.

Em um dos exames preventivos, a médica identificou algo diferente no seio esquerdo de Cláudia. "Eu mesma já tinha percebido que um deles estava mais flácido, mas achei que fosse por causa da amamentação ou de algum outro fator. No começo, a médica achou que fosse fibrose. Estava com meus três filhos quando recebi o diagnóstico. É uma sensação de desespero. Em casa, eu orei muito", desabafou a paciente, que mora em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).

Cláudia passou por cirurgia, reconstruiu a mama e fez sessões de quimioterapia. Os cabelos caíram. "Os sentimentos que tinham que ser descartados foram embora no banho, junto com os cabelos. Era como se todas as máscaras estivessem sendo derrubadas pela água. A opinião alheia já não me importava mais. A timidez foi embora. Me senti uma borboleta saindo do casulo", explicou. Ela passou a usar lenços e mobilizou mais de 200 mulheres em uma caminhada de conscientização contra o câncer. Cinco meses após o início da quimioterapia, os cabelos voltaram a crescer.

"Não vejo o câncer como um sinal de morte. É apenas uma etapa da vida. Acho que a doença está mais ligada ao aspecto emocional. As mágoas e ressentimentos que não foram colocados para fora geraram o câncer. Com a correria, a gente se frustra, não faz nada direito, se cobra e era uma panela de pressão prestes a explodir. Eu precisava parar e pensar no que estava fazendo", avaliou.

Cláudia e outras 22 mulheres que fazem parte do grupo "Amigas do Peito" estão na exposição "Empreendedoras da Vida". As 48 imagens produzidas pelo Fotoclube de Arapongas (Focar) revelam de que forma as pacientes se veem durante o tratamento contra o câncer ou após a luta contra a doença. A odontopediatra, por exemplo, se inspirou em Joana D’Arc e escolheu ser fotografada empunhando uma espada e um terço.

SEM DISTINÇÃO
Conforme a presidente do Focar, Sandra Gasparotti, o projeto é uma homenagem a todas as mulheres que enfrentam o câncer. "A exposição vai servir de alerta para incentivar a realização dos exames preventivos e resgatar a autoestima de quem recebe o diagnóstico. Os relatos dessas mulheres nos mostram que nós todos estamos sujeitos a ter câncer um dia. A doença não faz distinção", concluiu Sandra.

Os fotógrafos se emocionaram com as histórias das personagens. As imagens foram produzidas em dois meses. A proposta mobilizou lojistas e empresários de Arapongas que ofereceram figurino e maquiagem para as mulheres. Conforme a presidente do fotoclube, algumas pacientes que haviam sido selecionadas não puderam ser fotografadas porque o tratamento precisou ser intensificado.

A coordenadora do grupo Amigas do Peito, Maria Rinara Schimini, explicou que o grupo foi criado há dois anos. "Há uma troca de experiências muito grande que ajuda a amenizar a dor e as angústias durante o tratamento. Receber o diagnóstico é um momento muito difícil", declarou. Maria Rinara também é uma das personagens da exposição de fotos. O grupo se une para divulgar a necessidade da realização dos exames preventivos.

No mês de novembro, a intenção do Fotoclube de Arapongas é produzir uma exposição com imagens de homens que estão em tratamento ou superaram o câncer. Os interessados podem entrar em contato com a presidente do Focar pelo telefone (43) 3055-4732.

SERVIÇO
A exposição fotográfica Empreendedoras da Vida pode ser vista nos próximos dez dias no Centro Integrado de Saúde da Mulher (Av. Gaturamo, 950), das 9 às 17 horas. Quem quiser participar do grupo Amigas do Peito deve procurar o Centro de Oncologia do Hospital João de Freitas, em Arapongas.
Viviani Costa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2