[Fechar]

Últimas notícias

FUTEBOL - LEC aposta em força defensiva diante do Brasil

Com apenas quatro gols sofridos, Tubarão tem a melhor defesa da Série D do Campeonato Brasileiro

Ricardo Chicarelli
Dirceu enaltece participação dos meias e atacantes na marcação ao adversário
Se o Londrina tem a melhor campanha na Série D do Campeonato Brasileiro, muito se deve à força defensiva da equipe. O Tubarão sofreu apenas quatro gols nos 12 jogos que fez e tem a defesa menos vazada da competição. E o segredo para essa linha defensiva quase intransponível não está apenas nos membros do quinteto do setor, mas sim no envolvimento de todo o time quando está sem a posse de bola.

A marcação alviceleste vem sendo bastante efetiva já no ataque. Paulinho e Bruno Batata dão o primeiro combate e voltam para ajudar a marcar. "O que menos trabalha, defensivamente falando, sou eu. Eu e o Sílvio ou o Dagostini, quando ele joga, somos mais exigidos nas bolas longas. Quando você vê meu camisa 10, aos 35 do segundo tempo, dando carrinho na linha de fundo, essa equipe não tem como não chegar, é uma equipe muito aguerrida em campo e mostra essa força tanto ofensivamente como defensivamente. Obvio que isso não tem como dar errado e o reflexo é positivo, como os números dizem", analisou o capitão Dirceu.

O goleiro Vítor enaltece esse fator de time "cooperativo" na marcação e não vê os méritos apenas em seu trabalho, mesmo tendo salvo a equipe em várias oportunidades. "Vejo isso com muita tranquilidade e naturalidade. Não é por minha causa, mas por consequência do grupo, já que nossa marcação começa lá na frente, com o empenho dos nossos meias e atacantes, além de contar com o respaldo de todo sistema defensivo", disse o camisa 1.

Para o jogo de amanhã, às 20h30, contra o Brasil-RS, em Pelotas, o desafio é manter a boa fase defensiva e trazer pelo menos um empate para o jogo de volta da semifinal, marcado para o próximo dia 1º, às 19 horas, no estádio do Café. Para isso, o técnico Claudio Tencati conta com o retorno do volante Diogo Roque, que estava suspenso. Bidia deve perder a posição na equipe na disputa com Guilherme Amorim. Nas demais posições, nenhuma alteração.

No Brasil, o técnico Rogério Zimmermann tem apenas o desfalque do volante e capitão Leandro Leite. Nunes será o substituto. O time espera casa cheia para usar a renda para colocar em dia os salários atrasados do elenco. Cinco mil ingressos foram colocados à venda, já que a capacidade do estádio Bento Freitas é para 10 mil pessoas e o clube possui quase 5 mil sócios-torcedores, o que garante uma renda fixa de quase R$ 150 mil por mês.

FICA OU SAI?
O gerente de futebol do Londrina, Alex Brasil, afirmou que vai deixar para depois do fim da Série D a decisão sobre seu futuro. Ele é cotado para assumir o mesmo cargo no Caxias-RS. "Meu contrato vai até dezembro e estou focado em terminar o trabalho aqui. Depois vou sentar com o Sérgio (Malucelli, gestor do clube), para discutir isso", disse.
Thiago Mossini
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2