[Fechar]

Últimas notícias

Tarifas de pedágio sobem segunda-feira

Novos valores serão definidos hoje; reajuste deve ficar abaixo da inflação

Curitiba - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER)do Paraná deve divulgar hoje os novos valores a serem cobrados a partir de 1º de dezembro nas 27 praças de pedágio que compõem o Anel de Integração do Estado. A expectativa é que o acréscimo médio não ultrapasse 6,5%, o que corresponde à inflação acumulada nos últimos 12 meses. Desde novembro de 1997, quando as rodovias paranaenses foram concedidas à iniciativa privada, os contratos assinados obrigam o governo estadual a anunciar o reajuste anual até 48 horas antes de ele entrar em vigor.

O aumento é geralmente solicitado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e homologado após a análise do DER e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura (Agepar)do Paraná. Em 2013, as tarifas subiram, também em média, 5,72%, um pouco abaixo dos 5,84% medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ontem, tanto as assessorias de imprensa da ABCR como as do DER e da Agepar informaram que ainda não dispunham dos índices oficiais.

Além da inflação, questões como obras, prestação de serviços aos usuários e investimentos em equipamentos são consideradas para a definição de preços. As seis empresas que administram o Anel de Integração apresentam as planilhas dos gastos feitos durante o ano aos técnicos do DER, que fazem o arredondamento dos valores e repassam à Agepar. Em seguida, as tabelas completas são publicadas no Diário Oficial do Estado.
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2