[Fechar]

Últimas notícias

Beto admite dificuldades, mas promete 2ª gestão 'muito melhor'

Governador, vice-governadora e parlamentares eleitos em outubro foram diplomados ontem, em Curitiba, pelo TRE

Theo Marques
"O importante é que há dois meses eu tive 79% dos votos de Londrina", minimizou Beto Richa, ao lado da vice Cida Borghetti (Pros), sobre queda de aprovação na cidade
Curitiba - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), admitiu ontem, ao ser diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estar enfrentando dificuldades financeiras no final do mandato. No entanto, garantiu que os problemas serão equacionados antes do início da segunda gestão, no dia 1º de janeiro de 2015. Ele, a vice-governadora eleita Cida Borghetti (Pros) e o senador Alvaro Dias (PSDB) receberam ontem os títulos que os certificam como eleitos. Também foram habilitados para exercer seus cargos, em cerimônia no Teatro Positivo, em Curitiba, os 30 deputados federais e os 54 estaduais, além de cinco suplentes de cada coligação partidária.

"Algumas dificuldades de final de ano todas as administrações encontram, como o (pagamento do) 13º salário. Mas vamos entrar num novo mandato numa situação muito melhor." Ele comentou ainda os resultados da pesquisa do Instituto Multicultural/Folha de Londrina/ Rádio Paiquerê AM, que mostra uma queda na sua aprovação em Londrina. "Tem vários institutos e diferentes pesquisas. Mas tudo bem. O importante é que há dois meses eu tive 79% dos votos de Londrina." Conforme os números, o índice dos que avaliam a administração estadual como ruim ou péssima mais que dobrou na cidade: era de 12% no final de 2013 e agora está em 26%.

O tucano também defendeu o projeto de lei que transfere o Departamento de Execução Penal (Depen) da Secretaria de Justiça (Seju) para a de Segurança Pública (Sesp). "Nós achamos que é o mais adequado, para se ter um controle maior do sistema penitenciário. A Sesp está estruturada para isso e o (Fernando) Francischini (novo secretário) tem capacidade para resolver a situação. Tivemos várias rebeliões durante o período eleitoral. Depois, pararam surpreendentemente, mas é importante termos a segurança e o controle." O governador não quis adiantar os nomes que ainda faltam para a composição do seu secretariado. "Anuncio até o final de semana, sexta ou sábado no máximo".

MAIS VOTADOS

Senador mais bem votado proporcionalmente do País, com 77% dos votos válidos, Alvaro teceu pesadas críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), prometendo uma atuação ainda mais firme na bancada de oposição. "O Brasil mergulhou até o fundo do poço no cenário político, com a descrença que se generalizou, suportada pelos grandes escândalos de corrupção. A nossa responsabilidade é a mudança desse sistema, desse conceito, e a recuperação das imagens das instituições públicas."

Entre os deputados estaduais, Ratinho Jr. (PSC) recebeu o maior número de votos, mais de 300 mil. Ele já anunciou, porém, que voltará à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). "A ideia é dar continuidade ao que nós iniciamos em 2012, avançando ainda mais, atendendo aos prefeitos e prefeitas do Estado, até porque o momento em que o Brasil passa é muito difícil. Então, o governo do Estado vai ter que estar muito presente." Christiane Yared (PTN), recordista de votos entre os deputados federais – foram mais de 200 mil -, voltou a se referir ao seu filho, Gilmar Yared, morto em um acidente de trânsito em 2009. "Vejo que a sociedade me coloca como representante principalmente das mães, que sofrem com seus filhos. Hoje é um marco na minha vida."
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2