[Fechar]

Últimas notícias

Com a internet, idosos mudam forma de se comunicar

Segundo pesquisa, esta é a primeira geração entre os 65 e 75 anos que tem a possibilidade de utilizar uma maior variedade de tecnologias

Marcos Zanutto
O aposentado Josué Diniz aprendeu a usar Skype, Facebook e WhatsApp para poder falar com o filho que mora na Alemanha: "melhor coisa"
 
Os idosos estão mudando a forma de se comunicar, e isso graças à internet. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo ConsumerLab, área da empresa de tecnologia da comunicação Ericsson, que estuda o comportamento do usuário. Segundo o estudo, as chamadas de vídeo e as mensagens de texto já são uma novidade que entrou na rotina das pessoas de 65 a 75 anos de idade por influência dos membros mais jovens da família, como os filhos e netos.

"Dez anos atrás, a comunicação era mais espaçada. As pessoas se falavam uma vez por semana durante uma hora. Hoje, a comunicação mudou para textos rápidos e diários", observa André Gualda, analista do ConsumerLab da Ericsson no Brasil. "Depois que a comunicação muda, as novas gerações não querem mais voltar atrás, e os mais velhos se sentem pressionados a adotar este novo comportamento."

De acordo com a pesquisa, os idosos que usam a tecnologia para se comunicar se sentem mais enriquecidos, informados, jovens e em maior contato com os outros e a sociedade. "Com a tecnologia, os idosos são inseridos na comunidade, ficam próximos dos familiares", observa Gualda. As informações e fontes de entretenimento são outros benefícios que a tecnologia oferece aos mais velhos, afirma o analista.

Demanda

Ao colocar em prática um projeto de extensão de Alfabetização Digital e Internet para a Terceira Idade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Andréa Maria Baroneza notou que não adiantava desenvolver um programa fechado para o curso. "Tivemos que atender às necessidades deles." Segundo ela, o principal interesse dos idosos ao buscar a tecnologia é o contato com familiares. "No geral, eles querem aprender a usar o e-mail e o Facebook para o contato com a família." Em seguida, vêm as receitas e as notícias.

O aposentado Josué Leite Diniz, de 74 anos, aprendeu a usar Skype, Facebook e WhatsApp para poder falar com o filho, que mora na Alemanha. A comunicação se dá pelo notebook e pelo celular. "Melhor coisa. É mais fácil (se comunicar) assim." Usar as ferramentas de comunicação pela internet, segundo ele, fez com que pudesse falar mais com o filho. "De fim de semana a família vem em casa e todo mundo conversa com ele."

"No meu tempo era tudo por carta. Mas, conforme as coisas vão acontecendo, quero saber como é para me comunicar", afirma, por sua vez, a aposentada Lindaura Lopes, de 72 anos. Para se atualizar, ela se inscreveu em um projeto que ensinou informática para a terceira idade. Seus principais interesses? "Queria poder entrar em sites para ver fotos, conversar com netos e família que mora em Curitiba e no Nordeste."

FOLHA DE LONDRINA
Mie Francine Chiba
Reportagem Local
UA-102978914-2