[Fechar]

Últimas notícias

Natal nas alturas

Parceria do Provopar com empresário levou 600 crianças para sobrevoar Porecatu em oito helicópteros

Fotos: Gustavo Carneiro
Cerca de 600 alunos de escolas municipais sobrevoaram a cidade na manhã de ontem
Passeios de cerca de três minutos foram o bastante para fascinar as crianças
Do alto, Luiz Fernando ficou admirado com a área de canavial de onde o pai dele e de muitos amigos retira o sustento no corte da cana-de-açúcar
Porecatu – O presente de Natal das crianças de Porecatu (Norte) chegou antecipado e, literalmente, voando este ano. A campanha Natal Encantado do Paraná, do Provopar, em parceria com a Escola de Aviação Asas Rotativas (Eacar), levou cerca de 600 alunos das escolas municipais para sobrevoar a cidade em oito helicópteros na manhã de ontem. Os passeios de cerca de três minutos foram o bastante para fascinar as crianças, a maioria filhos de trabalhadores volantes.

Os primeiros ônibus escolares chegaram ao aeroporto por volta das 9 horas. Em seguida, quando os helicópteros apontaram no céu, o alvoroço começou. A organização do evento colocou cadeiras sob uma cobertura metálica para acomodar a criançada, mas a ansiedade não permitia que eles parassem quietos. Nem mesmo as professoras mais linhas-duras conseguiam segurar os pequenos. A cada helicóptero que sobrevoava o grupo, a fila se desfazia. Enquanto alguns corriam com as mãos estendidas para o alto, outros faziam fotos com celulares.

Maycon, de 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Honório Maestrelli, foi o primeiro da fila. Na ansiedade de voar, ele brincava com um inseto nas mãos como se fosse um helicóptero. Em poucos minutos, aplacaria a inveja que sempre sentiu dos bichinhos voadores. E aplacou em grande estilo: no banco da frente, ao lado do piloto. Foram três minutos cronometrados em que o menino se esqueceu de todos os problemas ao apreciar a paisagem verde-rubra formada pela terra e plantações. "É muito lindo. Nunca imaginei ver minha cidade desse jeito", admirou-se.

Outro aluno que se emocionou foi Luiz Fernando, de 7. Ele voou com a amiga Thaemy, de 6. Após a decolagem, eles venceram o medo inicial e curtiram a paisagem. Do alto, Luiz Fernando conseguiu avistar boa parte dos 7.780 mil hectares do município ocupados pelos canaviais de onde o pai dele e de muitos amigos retira o sustento no corte da cana-de-açúcar. "Não sabia que ele tinha tanto trabalho assim", comentou. Já Thaemy se entreteve com a parte urbanizada. "Gostei de ver as casas. Procurei a minha, mas não achei. São muitas, né?", comentou ao avistar os cerca de 4 mil domicílios da área urbana.

Desde o ousado pouso do Boeing 737-200 da Vasp, sequestrado há 14 anos, pelo grupo de Marcelo Borelli, o Aeroporto de Porecatu não registrava evento de tamanha importância. Como nenhuma das crianças se lembra do episódio, o passeio de Natal ficou marcado para eles como o maior acontecimento da cidade. "Foi a maior experiência da minha vida, nunca tinha feito nada tão legal assim", contou Maycon, já no retorno para a escola. Ele, que sonhava em ser ator ou apresentador de TV, sentiu dúvidas quanto ao futuro profissional. "Acho que agora quero ser piloto", planejou.

No final da manhã, o Papai Noel do Provopar distribuiu brinquedos para as crianças. A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, informou que as caravanas do Natal Encantado estão percorrendo cerca de 40 cidades do Estado. Os helicópteros, no entanto, foram atrações exclusivas de Porecatu. Ao todo, serão entregues brinquedos para cerca de 100 mil crianças parananenses. "O Natal é uma data significativa que representa todo o espírito de solidariedade do Provopar. Fazer as crianças felizes nessa época do ano é uma prioridade".
Celso Felizardo
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2