[Fechar]

Últimas notícias

APP espera 20 mil pessoas em assembleia

Encontro que pode encerrar greve na rede estadual de ensino será realizado hoje na Vila Capanema, em Curitiba

Theo Marques
Na Escola Nossa Senhora de Salete, na Capital, aulas retornaram parcialmente na segunda-feira e ontem
Curitiba - Cerca de 20 mil pessoas, entre professores e funcionários de escolas estaduais do Paraná, devem participar hoje de manhã da assembleia que pode colocar fim à greve da categoria, movimento que completa hoje 24 dias. Em números absolutos, deve ser a maior assembleia já realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), tanto que o encontro acontecerá no Estádio Durival Britto e Silva, conhecido como Vila Capanema, no bairro Rebouças, em Curitiba.

Até a tarde de ontem, o sindicato tinha confirmada a vinda de 150 ônibus do interior do Estado. Eles devem chegar à Capital por volta das 6 horas de hoje, seguindo diretamente para o local da assembleia, marcada para começar às 8h30. A previsão é que as discussões levem toda a manhã e que até o horário do almoço os educadores decidam se voltam ao trabalho ou se permanecem em greve. Segundo o secretário de ComunicaçãoQ da APP Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, a greve mais longa dos educadores estaduais do Paraná aconteceu em 1989 e durou cerca de três meses.

Dois pontos da pauta estão dificultando as negociações. O primeiro é o pagamento de R$ 96 milhões de progressões e promoções que estão em atraso. O segundo é o projeto que prevê mudanças no Paranaprevidência e que será enviado para a Assembleia Legislativa (AL). Ainda não há data para o início dessa discussão.

A APP Sindicato apresentou, no final da tarde de ontem, duas petições no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Uma pede para o TJ-PR intermediar a reabertura das negociações entre governo e professores e a outra solicita que a Secretaria de Educação aponte os nomes dos docentes do terceiro ano do Ensino Médio e onde eles estão lotados. É uma resposta à liminar da Justiça determinando o retorno ao trabalho dos professores do terceiro ano do Ensino Médio e de 30% dos servidores da área administrativa.

Na Escola Estadual Nossa Senhora de Salete, no bairro Bacacheri, em Curitiba, as aulas retornaram parcialmente na segunda-feira e ontem. A instituição conta com 16 turmas de Ensino Fundamental e 441 alunos em dois turnos. Segundo uma fonte da Secretaria Estadual de Educação, que pediu para não ser identificada, todos os funcionários da Nossa Senhora de Salete retornaram ao trabalho. Ontem de manhã, 85% dos professores voltaram às aulas, mas encontraram apenas pouco mais da metade dos estudantes. Hoje, devido à assembleia, a escola estará fechada.
Adriana De Cunto
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2