[Fechar]

Últimas notícias

Arcebispo perdoa suspeitos de furtar sacrário em igreja no norte do PR

Dom Anuar Battisti se encontrou com o trio na cadeia em Jandaia do Sul.
Sacrário foi jogado em uma fossa após ser furtado de paróquia em Marumbi.

Do G1 PR, com informações da RPC Maringá
O Arcebispo de Maringá, no norte do Paraná, Dom Anuar Battisti, perdoou três homens presos suspeitos de furtarem o sacrário da Paróquia Senhor Bom Jesus de Marumbi, também no norte do estado. O encontro foi realizado na segunda-feira (30) na cadeia da delegacia de Jandaia do Sul, onde o trio está preso desde domingo (29).
A igreja foi arrombada na madrugada de domingo. O furto foi descoberto pela manhã, quando fiéis chegaram para preparar a missa na igreja matriz da cidade. A polícia foi acionada, e os três homens foram presos após uma denúncia. O sacrário, com duas ambulas e hóstias consagradas, foi encontrado jogado dentro da fossa de uma casa.
À polícia, os três confessaram um furto, disseram que estavam bêbados e achavam que o sacrário era um cofre. Na conversa com o arcebispo, os três disseram estar arrependidos do crime.

De acordo com a Arquidiocese de
 Maringá, Dom Anuar ofereceu para que os presos pudessem se recuperar nas comunidades terapêuticas ligadas à arquidiocese. Nenhum aceitou, mas demonstraram interesse em começar uma nova vida, longe da criminalidade.
“Eu penso que eles estão arrependidos. Eles todos pediram perdão, mas que tudo o mais alto deles, que pediu perdão formalmente. Os outros dois não fizeram esse pedido formal, mas mostraram arrependimento. Inclusive um dizia que se soubesse que era algo sagrado, não teria participado”, conta Dom Anuar.
Um dos suspeitos, Marcos Dias, diz ser usuário de drogas e afirma que vai buscar mudar de vida. “Vou sair daqui, levantar a cabeça e trabalhar honestamente. Isso vai acontecer”, diz.
Arcebispo quer construir capela
O Arcebispo de Maringá informou ainda que pretende construir uma pequena igreja no terreno que está a fossa onde o sacrário foi encontrado. “Eu gostaria de adquirir esse terreno e ali construir uma pequena capela”, diz.
Dom Anuar Battisti indicou até que o local irá receber o nome de capela do Santíssimo Sacramento. “Será um lugar de oração para a comunidade”, afirma o arcebispo.
UA-102978914-2