[Fechar]

Últimas notícias

Casal de União da Vitória perde 11 parentes em acidente com ônibus

Acidente em Santa Catarina matou 51 pessoas; seis seguem internadas.
'Do meu lado, foram três pessoas. Do meu marido, mais oito', diz mulher.

Alana FonsecaDo G1 PR
Mulher conta que ela e o marido perderam 11 parentes no acidente (Foto: Reprodução/RPC)Mulher conta que ela e o marido perderam 11 parentes no acidente (Foto: Reprodução/RPC)
Um casal de União da Vitória, na região sul do Paraná, perdeu 11 pessoas da família no acidente com um ônibus na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina. “Do meu lado, foram três pessoas. Do meu marido, mais oito”, explica Lúcia Lemos da Silva. Ao todo, morreram 51 pessoas na tragédia. Até a manhã desta terça-feira (17), seis vítimas continuam internadas. “É muito triste, uma coisa que não tem o que falar”, diz.
O ônibus em que o grupo viajava caiu em uma ribanceira no quilômetro 89 da SC-418, em Joinville, no fim da tarde de sábado (14). Eles saíram de União da Vitória na sexta-feira (13) e atravessavam Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, no litoral do Paraná. Um sobrevivente relatou que o ônibus perdeu o freio.
O marido de Lúcia, Adelmar Ferreira de Lima, conta ainda que mais duas pessoas da família tiveram que ficar internadas. “Tivemos a boa notícia de que um já teve alta. A outra vai fazer mais uma cirurgia, mas, graças a Deus, a gente vai superar”, afirma.
Em outra família, morreram avó, filha e neta. “A gente fica em choque, né? Ainda não caiu a ficha”, afirma Marizete Lima, parente das vítimas.

Na publicação, feita com o perfil da companhia, ela disse que está sem vontade de prosseguir após a morte do esposo, do filho e das outras 49 vítimas. A proprietária ainda reclamou que "ninguém respeita as dores de ninguém" e que "a cada dia que passa, estão crucificando mais a empresa".
Dona de empresa lamenta

Uma das donas da empresa responsável pelo ônibus acidentado, a Costa & Mar Turismo, desabafou na página da companhia em uma rede social nesta terça-feira.
Viagem não autorizada

Na segunda-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou uma nota afirmando que a empresa Costa & Mar Turismo não tinha autorização para fazer uma viagem interestadual.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná explicou que o motorista tinha apenas uma autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para viajar até Guaratuba, no litoral do Paraná, com determinado ônibus.
No entanto, de acordo com Francischini, a viagem foi feita com outro veículo e passou por outro estado. Para percorrer Santa Catarina, o condutor precisava de uma autorização da ANTT. “Além do mais, o pedido era para 31 pessoas; havia mais de 60 no ônibus. Vamos abrir um inquérito para garantir as indenizações para as vítimas”, afirmou o secretário.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o grupo saiu de União da Vitória com dois ônibus menores. Porém, no caminho, um dos veículos apresentou problemas mecânicos. Como não foi possível solucionar, um ônibus maior foi chamado e juntou os passageiros dos dois veículos.
A Polícia Civil de Joinville, em Santa Catarina, também investiga o caso.
Ônibus foi levado para o pátio da PMRv em Campo Alegre (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)Ônibus não tinha autorização para fazer viagem interestadual, diz AMTT (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)
Velórios e enterros
Os corpos das vítimas do acidente foram enterrados na segunda-feira (16). A maioria deles, 40, foi sepultada em cemitérios de União da Vitória e em Porto União, município de Santa Catarina que faz divisa com a cidade paranaense. O restante dos corpos foi sepultado em outros locais do Paraná.
As vítimas começaram a ser veladas assim que os corpos chegaram de Joinville na noite de domingo (15). O velório coletivo foi realizado no Ginásio de Esportes Benedito Albino, em União da Vitória. Entretanto, houve famílias que optaram por velar seus parentes em casa, em igrejas dos bairros e até em outras cidades, como Carambeí e Mallet, na região dos Campos Gerais.
Corpos estavam sendo velados desde a noite de domingo (16), quando os corpos chegaram a União da Vitória (Foto: Valdinei Oliveira/RPC)Velório coletivo foi realizado em um ginásio de esportes de União da Vitória (Foto: Valdinei Oliveira/RPC)
Transporte dos corpos
O caminhão refrigerado saiu, às 16h de domingo, com 32 corpos do Instituto Médico-Legal (IML) de Joinville; 11 corpos foram levados por funerárias e sete permaneceram no IML. Os últimos não puderam ser levados no dia para o Paraná porque as famílias não foram localizadas ou por falta de documentação. No entanto, na segunda-feira, todos eles foram liberados.
Todos os corpos foram identificados; foram 12 horas para que o trabalho fosse concluído. Havia 15 homens, 20 mulheres, cinco adolescentes e 11 crianças entre as 51 vítimas identificadas pelo IML.
Sobrevivente contou que faltou freio no ônibus pouco antes do acidente (Foto: Reprodução/TV Globo)Sobrevivente contou que faltou freio no ônibus
 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Feridos
Seis sobreviventes permanecem internados em hospitais de Joinvile, quatro deles em UTI. Teve alta no início da tarde de segunda o jovem Danrlei Crespo Linhares, de 18 anos. Já Brayan Lohan de Almeida, de 2 anos e 9 meses, foi liberado do Hospital Infantil no final da manhã de domingo (15).
Até a manhã desta terça, o bebê Arthur Vieira Telles de Abreu, de 1 ano e 9 meses, continuava em estado grave na UTI do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Outro ferido grave, Eliton John de Almeida, de 22 anos, seguia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Hospitalar Unimed.
No Hospital Dona Helena, duas pacientes estão na UTI. Elis Cristina Mazur, 20 anos, tem estado grave, com politraumatismo. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o quadro de Alana Aparecida Pires, 17 anos, teve uma pequena evolução e a condição da paciente é estável.
No Hospital São José, permaneciam em situação estável a mãe de Danrlei, Rosângela Crespo, de 36 anos, e Lucas Kauan Vieira, de 17 anos.
Paraná de luto
Na manhã de domingo (15), o governador do Paraná Beto Richa decretou luto oficial de três dias em todo o estado, como homenagem às vítimas do acidente.
A presidente Dilma Rousseff também se manifestou sobre o acidente em nota. "É com pesar que soube da notícia da morte de 54 pessoas em um acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. Nesta hora de dor e sofrimento, quero apresentar meus sentimentos às famílias e amigos que perderam seus entes queridos", disse.
Ônibus com placas de União da Vitória desceu uma ribanceira  (Foto: André Buzzi/RBS TV)Ônibus com placas de União da Vitória caiu em uma ribanceira no sábado (14) (Foto: André Buzzi/RBS TV)
UA-102978914-2