[Fechar]

Últimas notícias

CORNÉLIO PROCÓPIO - Lei do Asfalto deve intensificar a fiscalização de obras

Aprovado na Câmara de Cornélio Procópio, projeto de lei determina que a prefeitura elabore relatórios quadrimestrais sobre a situação das vias da cidade

Carol Santos/Divulgação
Luís Felipe Vicentini, idealizador da Lei: processo tem por base estrutura de organização aplicada em países como a Itália e a França
Divulgação
A reforma da Avenida da Integração segue dentro do cronograma
Cornélio Procópio - Um novo instrumento de inspeção dos serviços prestados pela prefeitura na área de pavimentação vai beneficiar a população de Cornélio Procópio. Trata-se da Lei do Asfalto, que foi aprovada por unanimidade em primeira votação na Câmara Municipal, no dia 3 de março. Caso seja sancionado pelo prefeito, o projeto de lei determina que o Executivo Municipal realize relatórios quadrimestrais da situação asfáltica das vias urbanas e vicinais da cidade.

Para a presidente da Câmara, a vereadora Angélica Olchaneski, esta lei deve otimizar o trabalho que é realizado, principalmente quando se fala em prestar contas. "A população precisa contar com esta transparência; precisa saber o que está sendo feito com o dinheiro público", ressalta.

Em suas caminhadas pelo município, Angélica observa que hoje a insatisfação da maioria das pessoas é em relação ao asfaltamento das vias. "Os bairros da periferia sofrem mais com a má qualidade do asfalto. Geralmente, se faz muito no centro da cidade e se esquece da periferia", conclui.

Foi também formalizada na Câmara Municipal no fim de fevereiro uma comissão de avaliação de obras, especificamente para as que dizem respeito à pavimentação asfáltica. O grupo, que é formado por três vereadores, deverá acompanhar de perto as obras em andamento pela prefeitura e fazer uma avaliação documental. Para isso, a Câmara também se predispõe a contratar um responsável técnico para dar um suporte mais profissional à fiscalização. A comissão terá 90 dias para concluir o procedimento.

BOA ACEITAÇÃO

Por outro lado, o procurador-geral do município, Tiago Tondinelli, não vê ineditismo na formação de uma comissão específica, já que, segundo ele, isso já aconteceu várias vezes. "Mas, é bom até que haja esse trabalho do Legislativo, pois, se houver algum erro na execução, essas pessoas que vão verificar os serviços poderão até ajudar os engenheiros da prefeitura", pondera.

Ele ressalta ainda que há um problema histórico em relação à malha asfáltica de Cornélio, que vem sofrendo vários danos ao longo dos últimos 30 anos. "Este não é um problema de hoje. A prefeitura está tentando resolver. Já resolveu em vários bairros, mas não é um negócio de um dia para o outro", afirma.

Tondinelli também lembra que seria muito difícil resolver a qualidade da malha asfáltica em um mandato, já que se esbarra na burocracia do sistema e no orçamento muitas vezes escasso.

Já o secretário municipal de infraestrutura urbana, Ralffre Fernandes, avalia de forma positiva a situação atual da pavimentação no município. "Hoje Cornélio é praticamente 100% asfaltada. No Norte do Paraná não há uma cidade com um investimento tão grande em asfalto quanto aqui." Segundo ele, a prefeitura prevê um investimento de mais de dois milhões de reais em pavimentação para este ano na cidade.

Além disso, o serviço de tapa-buracos da prefeitura conta com duas equipes de trabalho, e é constantemente realizado nas ruas da cidade, segundo Fernandes. "São utilizados diariamente entre dois a três caminhões de asfalto para recapear os buracos de Cornélio", afirma.

Apesar de a aprovação da Lei do Asfalto intensificar a fiscalização das obras da prefeitura de Cornélio, o secretário encara a ação de forma amistosa. "Para mim não vai atrapalhar em nada, mas sim ajudar. Pois, os vereadores vão poder conhecer de perto nosso trabalho, e até nos ajudar a buscar mais recursos para a área no município", conclui.
Carol Santos
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2