[Fechar]

Últimas notícias

PR tem 17 cidades em epidemia de dengue

Mulher de 23 anos foi a terceira vítima fatal da doença; Estado já tem 3.455 casos confirmados

Londrina - Em um intervalo de dez dias, o número de cidades em epidemia de dengue no Paraná subiu de dez para 17. O Estado já tem 3.455 casos confirmados, além de 20.998 notificações. No domingo, uma jovem de 23 anos foi a terceira vítima fatal da doença. A mulher morreu de dengue hemorrágica em um hospital de Marechal Cândido Rondon (Oeste).

De acordo com o último boletim sobre a situação da dengue no Estado, divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que leva em conta o período epidemiológico de agosto do ano passado até o dia 18 de março, os municípios de São João do Caiuá, Rio Bom, Itaúna do Sul, Rancho Alegre D’Oeste, Jataizinho, Sertanópolis, Loanda, Paranapoema, Marilândia do Sul, São Pedro do Paraná, Santo Antônio do Caiuá, Cruzmaltina, Uraí, Iracema do Oeste, Borrazópolis, Nova Aliança do Ivaí e Diamante do Norte apresentam mais de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A incidência no Estado é de 28,93 casos.

No balanço apresentado em 10 de março, o número de casos confirmados era de 1.798, além de dois óbitos. Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann, a situação é preocupante já que muitos desses municípios nunca viveram uma situação epidêmica e, em virtude disso, grande parte da população ficou suscetível a contrair a doença. "O número de casos era esperado e mostra que o nosso serviço de atendimento tem conseguido identificar precocemente os sintomas da doença e encaminhar para o tratamento adequado", frisou.

Segundo Themis, foi o que aconteceu com a jovem de Marechal Cândido Rondon, que após procurar uma unidade de saúde já foi levada para o hospital. "Infelizmente o quadro dela se agravou muito, mas tudo que podia ser feito em relação ao atendimento foi feito", garantiu.

Em Londrina, somente este ano, já foram confirmados 250 casos, além de 1.582 notificações, das quais 363 foram descartadas e 969 aguardam respostas. No mesmo período de 2014, a cidade havia registrado 173 casos positivos e 1.679 notificações.

A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Diana Martins, alertou que, apesar de já estarmos no outono, este período foi o que apresentou o maior número de casos da doença no ano passado. "Em 2015, a curva ascendente começou antes por isso temos mais casos confirmados. Não há espaço para o relaxamento já que a dengue hoje é uma doença que tem casos o ano todo. Por isso as ações precisam ser constantes", ressaltou.

Nos 21 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde, já foram confirmados 781 casos e 4.492 notificações. Os municípios de Jataizinho, com 246 casos, e Sertanópolis, com 72, estão em epidemia. Já Bela Vista do Paraíso, com 33, e Primeiro de Maio, com 13, estão em estado de alerta.


Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2