[Fechar]

Últimas notícias

Prefeita de Leópolis eleita presidente da Amunop


Carlos Almeida e Eduardo Esteves/Divulga
Cléa de Oliveira (PDT) foi eleita por aclamação e torna-se a primeira mulher a presidir a entidade, desde a sua criação, há 44 anos
Cornélio Procópio - A prefeita de Leópolis, Cléa Márcia Bernardes de Oliveira (PST) foi eleita no último sábado, por aclamação, presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop). A vice-presidência ficou com o prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil (PT) e o prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves (PSC), foi eleito diretor financeiro. De acordo como ex-presidente Celso Silva, prefeito de Bandeirantes, a eleição ocorreu num clima de muita cordialidade, embora duas chapas tenham sido protocoladas para concorrer às eleições.

Segundo Silva, os prefeitos Luiz Vicente (PSDB), de Assaí, e Nilson Xavier (PDT), de Nova Fátima, registraram duas chapas para concorrer à eleição, mas durante a reunião, ocorrida na sede da associação, desistiram da disputa a apoiaram a chapa eleita por todos os 14 prefeitos aptos a votar nas eleições deste ano. "Foi uma decisão madura e muito nobre por parte dos prefeitos que abriram mão da disputa e permitiram que esta chapa fosse eleita por consenso e aprovação por todos os nossos prefeitos. Eles estão de parabéns", afirmou Celso Silva.

O ex-presidente confirmou ainda os membros do Conselho Fiscal da entidade, que tem o prefeito de Itambaracá, Amarildo Tostes, como presidente. Como membros titulares ficaram os prefeitos Jorge Nunes, de Santa Mariana; Edson Dominciano Corrêa, de Rancho Alegre; José Sergio Juventino, de Santa Cecília do Pavão e Magda Brunieri Rett, prefeita de Sertaneja.

Após a solenidade de posse, em pronunciamento, a nova presidente da Amunop, Cléa Oliveira afirmou que, nos próximos dois anos, pretende administrar a entidade em conjunto com todos os municípios associados. Ela garantiu que seu mandato será aberto a todos os prefeitos para a realização de projetos de interesse regional. Ela pediu o empenho de todos para poder realizar uma série de projetos que podem ter a participação efetiva da Amunop.

Alguns programas devem ser movimentados ainda neste semestre, como a implantação do curso de Medicina em Cornélio Procópio e engenharias para Bandeirantes, por meio da Universidade Federal do Paraná; a horizontalidade e ampliação da rede de gás natural para os municípios da Amunop; a criação de duas Companhias Independentes da Policia Militar; a consolidação do Hospital Regional de Cornélio Procópio e outros projetos que já foram discutidos na associação.

"Queremos que todos os municípios participem de forma integral na nossa associação. Os interesses são homogêneos e com a força de todos certamente vamos conquistar o espaço que merecemos dos governos do Estado e do nosso País", concluiu Clea de Oliveira.

Integram a 6º microrregião da Amunop os municípios de Assai, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2