[Fechar]

Últimas notícias

Prefeitura de Japira-PR acumula dívidas com fornecedores

A Prefeitura Municipal de Japira (Norte Pioneiro) está com dificuldades para encontrar fornecedores na cidade por falta de pagamento. As dívidas estariam se acumulando há seis meses e atingindo todos os setores, inclusive os repasses obrigatórios, na área da saúde e a cota orçamentária ao Legislativo.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Aparecido de Carvalho (PTB), a transferência mensal de R$ 50 mil à Casa não é feita integralmente. "O prefeito alega dificuldades financeiras, mas não nos mostra os relatórios que solicitamos, pois a Câmara já fez vários pedidos de informações." De acordo com o vereador, "a situação em Japira está um sufoco".

O Executivo também estaria devendo cerca de R$ 70 mil ao único posto de combustíveis da cidade, contratado após licitação. "Agora somente pagando à vista", disse uma fonte ligada ao posto, que preferiu não se identificar. O presidente do Legislativo afirmou ainda que os laboratórios estão se negando a fazer exames. "Tem paciente que recebe o pedido de exame, mas não encontra onde fazer", disse Carvalho. Ele informou que a Câmara enviou ao Ministério Público (MP) do Paraná pedidos de providências sobre o que considera um descumprimento das obrigações orçamentárias por parte do prefeito Wilson Ronaldo de Oliveira Santos (PSDB). "Eu também já estive no Tribunal de Contas (TC), mas é tudo muito lento. O prefeito, inclusive, já tem condenação no Tribunal de Justiça, perdeu os direitos políticos, mas recorreu e até agora não há um resultado." A condenação citada pelo parlamentar é referente a supostas fraudes em compras feitas pelo município em 2001, no primeiro mandato do tucano.

O prefeito de Japira, também conhecido como Roni, que está no quarto mandato, não foi localizado ontem pela reportagem da FOLHA. A atendente no prédio da prefeitura informou que o expediente já havia se encerrado, às 17 horas, e não passou outros contatos. A FOLHA também falou com o MP, em Ibaiti, que deve se manifestar hoje sobre os pedidos feitos pela Câmara de Vereadores de Japira.
Edson Ferreira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2