[Fechar]

Últimas notícias

Parente de Beto Richa tinha cargo em gabinete extinto na Assembleia

Abi foi nomeado para gabinete de Richa, quando ele já era vice de Curitiba.
Ação tramita na Justiça desde 2008 e agora está em fase final.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
Luiz Abi, parente de Beto Richa (PSDB) (Foto: Reprodução RPC)Luiz Abi é parente de Beto Richa e acusado de
participar de esquema de fraude em licitação do
estado (PSDB)
(Foto: Reprodução RPC)
O parente do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), Luiz Abi Antoun foi nomeado para um cargo de comissão no gabinete do Richa, na Assembleia Legislativa, em um período em que o tucano não cumpria mais mandato como deputado estadual.

Abi foi nomeado para trabalhar a partir de 1º de fevereiro de 2001, época em que Beto Richa já havia assumido o cargo de vice-prefeito deCuritiba.

A nomeação irregular gerou uma ação popular ainda em 2008. Agora, em 2015, o processo está em fase final.

O governador Beto Richa afirmou que não iria falar sobre o assunto. Ao G1, o advogado de Abi, Antônio Carlos Coelho Mendes, afirmou que a política do escritório é não comentar fatos envolvendo os clientes fora do processo.
Luiz Abi é parente do governador e nos últimos dias tem representado dor de cabeça para Richa.Ele foi preso por suposta participação em um esquema de fraude em licitações para a manutenção de carros oficiais do governo. Abi está solto desde 23 de março após a Justiça conceder habeas corpus.
Além disso, Abi foi apontado pelo fotógrafo e ex-assessor do governo do Estado Marcelo Caramori como o “grande caixa financeiro” nas campanhas de Beto Richa. O fotógrafo foi preso por duas vezes, sendo uma por exploração sexual de menores e outra por estupro de vulnerável. Caramori também foi solto em março, e responde em liberdade após fazer um acordo para auxiliar nas investigações do Gaeco.

Na época, o presidente da Assembleia em exercício era o deputado Caíto Quintana, e os secretários Hermas Brandão e Augustinho Zucchi.
A nomeação irregular gerou uma ação popular ainda em 2008. A advogada Gisele Gemin Loeper alega que houve prejuízo ao cofre público e pede a devolução do dinheiro recebido por Abi.

Para o legislativo estadual, a nomeação para um gabinete que não existia foi um erro formal, um mero equívoco, e que foi corrigido. Luiz Abi foi transferido, dias depois, para o gabinete do então deputado Luis Accorsi, também do PSDB.
O funcionário foi exonerado do cargo em 2007.
Na ação judicial, que tramita desde 2008, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) chegou a pedir o arquivamento do processo. Mas o juiz prosseguiu com o caso, e só agora, sete anos depois, o processo está na fase final, ou seja, próximo a receber uma sentença.
Por telefone, Caíto Quintana, que era o presidente da Assembleia, quando ocorreu a irregularidade negou ter feito a nomeação de Luiz Abi Antoun. “Eu nunca assinei. Nunca assinei nomeação nenhuma”, afirmou.
O governador informou, por meio de assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre o assunto. Os advogados de Richa solicitaram que o governador tivesse o nome excluído da denúncia e isso foi feito.
A reportagem não conseguiu contato com Hermas Brandão, Luiz Accorsi e Augustinho Zucchi.
UA-102978914-2