[Fechar]

Últimas notícias

Peregrinação e fé em Ibaiti

Santuário de Ibaiti será reinaugurado na próxima semana; Paróquia Sagrado Coração de Jesus retoma atividades, após 18 meses de reforma

Divulgação
Além de ganhar nova pintura interna e externa, seis imagens da década de 1950 que ficam dentro do santuário foram restauradas
Ibaiti - Uma linda igreja chama atenção no centro da cidade de Ibaiti. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1943 e elevada ao título de Santuário Eucarístico Diocesano em 2009. O estilo gótico e romântico da construção encanta os visitantes e a torre com mais de 60 metros de altura faz deste um dos maiores monumentos religiosos do Norte do Paraná. "É maior do que a catedral de Londrina e do que a estátua do Cristo Rei de Cornélio Procópio", afirma o padre Anderson Marchiori, pároco e reitor do santuário.

O santuário, que pertence à Diocese de Jacarezinho, é destino de peregrinação de fiéis e romarias, promovendo uma vida espiritual muito intensa. Conforme o padre, o local é um dos dez santuários do Norte Pioneiro que integram a Rota do Rosário, por isso o carinho da população pelo monumento é muito grande. E o início do mês de junho se tornará uma data importante para quem participa dos eventos realizados pela paróquia, depois de um ano e quatro meses fechado para reforma, o monumento será reinaugurado no dia 5.

Entre as melhorias implementadas estão iluminação de led, restauração de seis imagens da década de 1950 que ficam dentro do santuário, nova pintura interna e externa e remodelação da praça. "Essas adequações eram necessárias e agora podemos retomar a programação de romarias que os fiéis gostam de prestigiar", destaca o padre.

AGENDA
O calendário de eventos é intenso para os próximos meses e começa com a festa de reinauguração. Do dia 1º ao dia 14 de junho será realizada, sempre às 19h30, no santuário a novena do Sagrado Coração de Jesus. No dia 5 de junho, também às 19h30, acontecerá a missa de reinauguração com a presença do bispo Dom Antônio Brás, da diocese de Jacarezinho. Conforme o padre, para este dia são esperados cerca de dois mil fiéis. "Após a missa, haverá apresentação da Banda Municipal e show pirotécnico", complementa. Uma romaria será realizada no dia 7 de junho, além da festa do Milho Verde e da Batata, que promete agitar a cidade de 11 a 14 de junho, encerrando as comemorações.

Todos os eventos são abertos ao público e a reinauguração será transmitida por 280 rádios do País. A festa faz parte do calendário cultural e gastronômico da cidade e será realizada pela terceira vez no município. O padre afirma que na última edição cerca de dez mil pessoas prestigiaram o evento. "Além da questão religiosa, o santuário é importante para a economia da cidade porque atrai fiéis que consomem no comércio local. No ano passado, entre as romarias e a festa conseguimos reunir quase 20 mil pessoas e com a reabertura da igreja vamos intensificar as atividades."

O calendário de romarias está sendo montado e algumas já estão agendadas. No dia 7 de julho, será realizada a 6ª Romaria do Apostolado de Oração. No dia 3 de agosto, haverá a romaria dos Ministros da Eucaristia. No dia 5 de outubro, está programada a romaria do Terço dos Homens e, no dia 10 de outubro, a Vigília Eucarística da Juventude. Além das romarias, o padre afirma que será realizada no fim do ano a Praça de Luz, Natal em Família.

SERVIÇO
O Santuário Eucarístico Diocesano Sagrado Coração de Jesus fica na praça Padre Estevão Zulk, centro de Ibaiti. Após a reinauguração o monumento será aberto diariamente das 7h às 21h para receber fiéis e visitantes. O telefone do santuário é (43) 3546-1061.
Michelle Aligleri
Reportagem local-folha de londrina
UA-102978914-2