[Fechar]

Últimas notícias

Projeto de Turini proíbe animais e balas de borracha em manifestações


Proibir o uso de balas de borrachas e de animais como cães e cavalos pelas polícias Civil e Militar do Paraná em operações de acompanhamento de manifestações populares. É o que defende o deputado estadual Tercilio Turini em projeto de lei protocolado hoje (04/05) na Assembleia Legislativa. A intenção é evitar que se repitam cenas de truculência como as ocorridas na semana passada no Centro Cívico, em Curitiba.

O deputado cita os mais de 200 feridos nos atos de violência praticados pela polícia no último dia 29 de abril, que ganharam repercussão nacional e internacional na imprensa. “A truculência contra professores e demais servidores estaduais causou indignação e revolta, a população reprovou a violência e a sociedade organizada manifestou-se surpresa com a reação desproporcional das forças policiais”, cita Turini na justificativa do projeto.

Para o parlamentar, é preciso adotar medidas que contenham o ímpeto de violência. “A polícia deve atuar na proteção do cidadão, garantindo-lhe a livre manifestação e exercício da plena democracia, e não reprimindo com intimidação e violência”, ressalta.

“Entendemos que a proibição do uso de balas de borracha e animais como cães e cavalos em operações policiais, diante de manifestações populares, é uma forma de conter excessos e evitar a repetição de conflitos com vítimas. Os ferimentos causados por balas de borracha e ataques de animais podem ser fatais”, lembrou.

Se aprovado, o projeto prevê o enquadramento como transgressão disciplinar o uso de animais e balas de borracha, com imediata instauração de procedimento para apuração. Turini relatou que um torcedor de futebol morreu no final de semana, na Polônia, atingido por bala de borracha em conflito com a polícia.

“Especialistas em segurança apontam que os ferimentos e mortes provocados por balas de borrachas ocorrem por dois motivos: é uma munição pouco recomendável, pela letalidade, e pela falta de disciplina no seu uso. Os tiros são disparados à queima-roupa, no tronco e cabeça das pessoas”, disse.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535
UA-102978914-2