[Fechar]

Últimas notícias

LONDRINA - Moradores criam buracômetro na Zona Sul

Eles contaram um a um os 1.222 buracos na Rua Iugoslávia e aguardam providências da prefeitura

César Augusto
Moradores fizeram "festa" com fogos de artifício e café da manhã durante a instalação da placa
Londrina - Os moradores da Rua Iugoslávia, região sul de Londrina, "perderam a paciência" com a administração pública e inauguraram na manhã de ontem o buracômetro. O protesto usou tom de ironia, já que os moradores fizeram "festa" com fogos de artifício e café da manhã durante a instalação da placa. O morador Marcos Vinícius Jorge, servidor aposentado, no entanto, garantiu que apesar do "tom de bom humor" a ação extrema é um dos últimos artifícios pensados por eles para que o problema seja resolvido definitivamente. "Não existe o impostômetro? Aqui inauguramos o buracômetro. Contamos os buracos da rua, um por um, e o número está em 1.222. É um absurdo essa situação", desabafou.

Segundo o morador, há anos eles entram com requerimentos na secretaria municipal de Obras e Pavimentação para que a rua receba recape, inclusive anexando fotos dos buracos. "Não queremos operação tapa buraco porque não resolve nada. Eles fazem a cobertura, vem uma chuva e leva tudo. Aqui faz mais de 15 anos que a rua não é recapeada", insistiu. Há quatro semanas, com objetivo de chamar atenção do poder público, os moradores pintaram o nome dos 19 vereadores nos buracos das ruas. "Quero explicar que não temos cunho político, tanto é que pintamos os nomes de todos. Não nos importamos com quem está no poder, desde que resolvam nosso problema."

Ele afirmou ainda que a placa, os fogos e o coquetel foi custeado pelos próprios moradores. "Foi do nosso bolso. Queremos uma solução porque nós pagamos impostos e temos o direito de termos o retorno do nosso dinheiro. Se cobram os impostos da gente, temos que cobrar soluções."

Na placa, a frase "Estamos um dia sem recape" será atualizada todos os dias, até que a situação seja resolvida. "Esperamos que não demore muito, senão tomaremos uma atitude ainda mais drástica." Sobre a Lei Cidade Limpa, que pode barrar o uso da placa, Jorge afirma que já foi pensada em uma solução. "Se necessário, vamos mover para dentro de uma das casas da esquina."

O morador José Meurer, representante comercial aposentado, acrescentou que faz 11 anos que nem a operação tapa buracos chega até a quadra onde ele mora. "Fizeram algumas vezes na quadra de baixo, mas é tão malfeito que eu nem faço questão. Precisa de recape mesmo."

O secretário municipal de Obras, Walmir Matos, afirmou à reportagem que não comentaria sobre a placa porque considerava uma atitude "provocativa" dos moradores. "Vou resolver o problema dessa rua quando tiver condições de resolver o problema de todas as ruas que estão na mesma situação", declarou.
Paula Barbosa Ocanha
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2