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Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre


Marcos Zanutto/27-08-2014
Para este ano, Abras projeta crescimento de 1,9% nas vendas do setor
São Paulo - Os consumidores estão indo às compras com menos frequência, apontou estudo da Kantar Worldpanel divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com o levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar desse efeito, o número de itens comprados em cada viagem aumentou, o que fez com que o volume médio de produtos adquiridos pelos consumidores permanecesse estável, em 0,5%. Em nota, a Abras ressaltou que essa é uma mudança de comportamento das famílias que está atrelada à alta da inflação e a expectativas de piora no cenário macroeconômico.

De acordo com a Kantar, a frequência de compra da classes mais baixas da população, que sustentou em grande parte o crescimento do consumo no Brasil nos últimos anos, foi a que mais caiu em 2014. Na comparação com 2013, no primeiro semestre deste ano os consumidores da classe C fizeram seis visitas a menos aos supermercados. Os consumidores de classe A e B fizeram três visitas a menos.

PROJEÇÃO
A Abras também divulgou ontem sua projeção de crescimento para as vendas do setor em 2015. A entidade espera que o setor registre alta de 2,5% no próximo ano, já descontada a inflação. O número indica uma estimativa mais otimista para o ano que vem do que para 2014. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 1,9%.

Depois de ter revisado para baixo suas projeções para 2014, saindo de 3% para 1,9%, a Abras tem estimativas melhores para o ano seguinte e considera um cenário em que o emprego se mantenha estável e o salário mínimo cresça em ritmo superior a 2014. "Apesar dos rumores de um ano difícil em 2015, nossa perspectiva é a de continuarmos crescendo acima do PIB, acreditando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente", declarou em nota o presidente da Abras, Fernando Yamada.

Em 2013, o setor cresceu 5,36%, de acordo com Índice Nacional de Vendas da Abras, levantado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. A expansão de 1,9% para 2014, se confirmada, será a menor do setor desde 2006, quando os supermercados tiveram queda real nas vendas de 1,59%.
Dayanne Sousa
Agência Estado
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