[Fechar]

Últimas notícias

Padre é suspeito de desviar dinheiro da Diocese de Guarapuava, diz Gaeco

Operação Sacrilégio foi deflagrada na quarta-feira (19), no município do PR.
Investigação aponta envolvimento de outras três pessoas no caso.

Do G1 PR
Gaeco Guarapuava (Foto: Reprodução/RPC TV)Gaeco de Guarapuava é o responsável pelas
investigações da Operação Sacrilégio, deflagrada na
quarta-feira (19) (Foto: Reprodução/RPC TV)
Um padre e outras três pessoas são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava, na região central do Paraná, por desvio de dinheiro da Mitra Diocesana do município. A Operação Sacrilégio foi deflagrada na quarta-feira (19) e ainda segue em andamento na manhã desta quinta-feira (20).
De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Justiça decretou a prisão temporária dos quatro envolvidos. Segundo as investigações, o grupo teria se apropriado de recursos do setor de Obras da Mitra Diocesana, órgão responsável por construções para a Igreja Católica na cidade. Os suspeitos teriam apresentado notas frias e superfaturadas na prestação de contas.
Durante a Operação Sacrilégio, foram expedidos sete mandados de busca e apreensão, cumpridos nas casas dos investigados, no setor de documentação da Mitra e em uma empresa, que seria a responsável por emitir as notas fiscais frias. Outras pessoas também foram convocadas a prestar declarações na sede do Gaeco, em Guarapuava.
Em nota, a Mitra Diocesana de Guarapuava informa que está colaborando com as investigações e espera que os fatos sejam totalmente elucidados. A nota ainda afirma que, se houver provas do desvio de dinheiro, os envolvidos sejam responsabilizados, embora a Mitra acredite e espera que "os fatos não passem de denúncias caluniosas".
UA-102978914-2