[Fechar]

Últimas notícias

Paraná produz 140 mil toneladas de produtos orgânicos por ano

Apenas setor de hortaliças orgânicas cresce entre 20% e 30% no estado.
Curitiba tem 13 feiras que vendem destes produtos; confira.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
A produção anual de alimentos orgânicos no Paraná é de 140 mil toneladas. É o terceiro estado do país com maior produção, de acordo com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Apenas o setor de hortaliças orgânicas, cresce anualmente de 20% a 30%. Mais de 80% de toda esta produção vem de pequenas propriedades - atualmente, são sete mil agricultores familiares no estado.

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente com processo produtivo embasados em princípios agroecológicos, que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Por outro lado, os produtos que não são orgânicos são cultivados a base de agrotóxicos. Alguns alimentos, frequentes na alimentação diária dos brasileiros, lideram a lista dos que mais recebem adição química: pimentão, alface, cenoura, pepino, morango, tomate e mamão.

A nutricionista Andreia Bruginski explica que o consumo em excesso de alimentos com agrotóxicos pode acarretar doenças. “Os estudos demonstram uma relação com alguns tipos de câncer, doença de Parkinson, doenças endócrinas, infertilidade em adultos, alergias, doenças respiratórias e doenças neurológicas, entre as quais algumas que afetam o aprendizado”, citou a nutricionista.

O consumidor não tem como tentar remediar a utilização química. Contudo, os alimentos que têm o chamado agrotóxico de contato, após uma boa higienização, podem se tornar menos agressivos.
Circuito da Feiras Orgânicas - Curitiba
A procura constante e ascendente por estes produtos se reflete no número de feiras específicas em Curitiba. A primeira foi criada em 1989 e, agora, a população tem à disposição uma dezena de feiras livres específicas.

Jardim Botânico
Sábados - das 07h às 12h Rua Dr. Jorge Mayer – Praça de Itália ao lado da Igreja.

EMATER
Feira Mista, orgânico e convencional - Quartas-feiras - das 07h às 12h Rua da Bandeira em frente a EMATER.

Seminário
Terças-feiras - das 07h às 12h - Rua João Argemiro de Loyola.

Praça do Expedicionário
Quartas-feiras - das 07h às 12h - Rua Saldanha de Gama (Praça do avião).

Passeio Público
Sábados - das 07h às 12h - Rua Presidente Faria.

Praça do Japão
Quintas-feiras - das 7h às 12h - Av. Republica Argentina com Av. 7 de Setembro.

Prefeitura Municipal de Curitiba
Quartas-feiras - das 07h às 11h - Rua Papa João XXIII ao lado da Prefeitura.

Cabral
Praça São Paulo da Cruz (Igreja do Cabral) - Quintas-feiras - das 07h às 12h - Av. Paraná esquina com Rua Bom Jesus.

Praça da Ucrânia
Sábados - das 07h às 12h - Av. Candido Hartmann esquina com ruas Pe. Anchieta e Rua Capitão Souza Franco.

Santa Felicidade
Praça Piazza San Marco - Sábado das 07h às 12h - Via Veneto, em frente à Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Santa Felicidade.

Mercado Municipal – Setor Mercado Orgânico
Rua da Paz nº 608.

Portão
Praça Desembargador Armando Carneiro - Terças-feiras das 07h às 12h - entre as ruas Prof. Euro Brandão e Av. República Argentina ao lado do terminal de ônibus Portão.

Santa Quitéria
Praça Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo - Sábado das 07h às 12h - entre as ruas Boayuva, Curupaitins, Prof. Brasilio Ovídio da Costa, e Capiberibe.
UA-102978914-2